Caipira Ágil

O maior evento de agilidade do

interior de São Paulo e Minas Gerais


SÁBADO

21 DE ABRIL

2018

IFSULDEMINAS

POÇOS DE CALDAS

Edição 2018

Quantidades


58

metros de sanduíches

25

litros de café

45

quilos de pão de queijo

5

quilos de doce de leite

192

litros de leite arrecadados

17862217

petabytes de conversas inspiradoras

Ranking

Cidades

Empresas

Papéis

1º Lugar: Poços de Caldas - MG

2º Lugar: São Paulo - SP

3º Lugar: Campinas - SP

1º Lugar: Stefanini

2º Lugar: Grupo SOITIC

3º Lugar: IBM

1º Lugar: Desenvolvedor

2º Lugar: Agile Coach

3º Lugar: Estudante

Participantes

25

palestrantes/facilitadores

203

participantes

Yoris Linhares

Agilidade Organizacional

mais...
Super Pocket Lean Inception
fechar

"Durante esse workshop você vai aprender:

-O que é uma Lean Inception?

-Como facilitar uma Lean Inception

-Como criar um Produto Mínimo Viável (MVP)

Nesse workshop Super Pocket você aprenderá sobre as algumas atividades que acontecem em uma Inception Enxuta real (de 3 a 5 dias). Simularemos um produto a ser desenvolvido e como facilitar essas atividades para que todos os envolvidos colaborem na definição dos primeiros MVPs."

Renato Willi

McKinsey & Company

mais...
The 5 greatest vacilações of the Agile Coaches
fechar

Sessão muito séria com maiores e mais valiosos aprendizados derivados da atuação como Agile Coach trabalhando em consultoria estratégica com outros Agile Coaches em seus clientes.

Henrique Imbertti Junior

Magazine Luiza

mais...
Agilidade organizacional: times ágeis são o caminho?
fechar

Ultimamente tem se falado muito sobre transformação ágil ou transformação digital. Seria isso realmente uma transformação ou apenas uma adoção de processos? Como que os times ágeis podem ajudar nesta jornada da transformação? Ter times ágeis é o suficiente? O que devemos otimizar? Nesta palestra, vamos falar sobre o caminho para agilidade organizacional e o que o Magazine Luiza tem feito para se reinventar.

Gustavo Canedo e Caio Ramos

Ateliê de Software

mais...
Infraestrutura Ágil
fechar

Arquitetando seu software e organizando sua infraestrutura para facilitar a agilidade do seu projeto.

Emmanuel G. Brandão

Lambda3

mais...
Jornada para o DevOps
fechar

"Neste workshop os participantes irão:

Compreender a cultura e valores dos princípios de DevOps

Entender como a automação e ferramentas solucionam problemas comuns no desenvolvimento e entrega de software

Aprender as melhores práticas empregadas na indústria e táticas para liderar a transformação

Tirar métricas que comprovem a mudança

Conhecer os mitos

Construir sua carreira"

Paulo Vasconcellos

finito

mais...
Checkup Ágil
fechar

"Quem disse que um checkup não pode ser divertido? Este jogo te ajuda a posicionar a sua organização no caminho da transformação ágil. Entenda as dores e aprecie os ganhos da transição utilizando um conjunto de ferramentas derivado do Pensamento Sistêmico. O diagnóstico se dá em três níveis: Organização, Times e Pessoas. Descobrimos os indicadores que merecem ser acompanhados. Validamos produtividade, capacidade e potencial. E tiramos uma bela radiografia sistêmica do seu negócio. "

Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

IFSULDEMINAS

mais...
Ensino e aprendizagem de práticas ágeis no contexto virtual, aberto e massivo
fechar

O ensino de práticas ágeis no contexto presencial é algo desafiador. Nem sempre o docente possui os subsídios necessários para que os estudantes aprendam de uma forma real, prática e ativa. Nesta palestra, vamos além. O objetivo é compreender os desafios culturais, pedagógicos e tecnológicos encontrados no ensino de práticas ágeis no contexto dos cursos online abertos e massivos, também chamados MOOCs. Também discutiremos oportunidades para desenvolvedores de plataformas de MOOCs.

Thiago Soares e Mariana Graf

Youse Seguros

mais...
A jornada do Agile Coach: O início, o fim e o meio
fechar

Nesta sessão vamos apresentar um compilado dos insights que tivemos em nossas jornadas profissionais como Agile Coaches. A ideia é trazer algumas dicas que gostaríamos de ter ouvido no início desse caminho, falar um pouco sobre o nosso momento atual, nossos desafios como profissionais e explorar um pouco algumas possibilidades para o futuro. Faremos isso de forma que você consiga se conectar com as situações e contextos que vivenciamos e possa extrair seus próprios insights para reflexão.

Flavia Delfim e Ayrton Araújo

Thoughtworks

mais...
Ser ou não ser autônomo? Não era para ser uma questão!
fechar

Nessa arena ágil irei fazer uma sessão de perguntas e respostas e incentivar debates entre os participantes para que possamos construir o conceito de autonomia e porque o mesmo é essencial para sobrevivência em um ambiente complexo. A idéia é que os participantes saíam da sessão com uma definição clara de autônomia, o porque de sua necessidade e como desenvolver times autônomos.

Celso Martins

Taller Negócios Digitais

mais...
Desafios e Soluções na Governança de Projetos de Software
fechar

Nesta sessão exploraremos os desafios de uma gestão de portfólio baseada em métricas. Mostraremos como cruzamos informações operacionais e financeiras obtendo com isso um alicerce sólido de apoio ao nosso processo de tomada de decisão. Debateremos sobre as técnicas apresentadas, buscando os pontos fortes e fracos das abordagens.

Luiz Lula Rodrigues e Samuel Cavalcante

K21

mais...
Usando o Retro Poker para melhorar suas retrospectivas
fechar

Como você escolhe as retrospectivas para o seu time? Neste workshop você conhecerá na prática o Retrô Poker, uma técnica que através da inteligência coletiva te ajuda a entender o contexto atual do time e escolher a retrospectiva que mais adequada.

Miguel Marcondes Filho e Evelyn Thomaz

Ateliê de Software

mais...
UX além da tela
fechar

Aplicando técnicas de usabilidade na prática

Jorge David e Patrícia Furtado

Ateliê de Software

mais...
Gamificando no aprendizado
fechar

O processo de aprendizado pode ser muitas vezes estressante e chato. Nesse sentido, a gamificação visa trazer o conhecimento de maneira mais leve e com desafios interessantes. A idéia é mostrar como aplicar o processo de gamificação no aprendizado de linguagens e conceitos da metodologia ágil, além de mostrar como é utilizado aqui no ateliê

Eraldo dos Santos

Ateliê de Software

mais...
Agilidade além dos métodos
fechar

"Ser ágil é apenas praticar Scrum ou usar Kanban? Se apossar de um papel de Scrum Master ou Agile Coach ou ser um xiita no manifesto ágil? A agilidade está apenas nas organizações e empresas de TI? Não tenho todas estas respostas e não sei se estas são as perguntas certas, mas vamos descobrir juntos através de uma arena ágil, de forma colaborativa e reflexiva. Tragam suas armas!"

Ceci Fernandes

ThoughtWorks

mais...
Arregace as mangas: desenvolvimento ágil na prática
fechar

"Você sabe programar (pelo menos um pouquinho!) e quer entender como são duas horas na vida de quem faz isso todo dia em um ambiente e um contexto ágil? Caia de pára-quedas em um código e desenvolva funcionalidades usando testes automatizados, fazendo refatorações, usando técnicas de código limpo e tudo o mais. Isso tudo interagindo com outras pessoas desenvolvedoras através de programação pareada e/ou de mob programming, e com mentoria da Mari e da Ceci!"

Raphael Molesim e Thiago Soares

McKinsey And Company

mais...
3 razões por que o modelo do Spotify não serve para você
fechar

O modelo Spotify tem ganhado cada vez mais espaço dentro de grandes organizações, em pouco tempo algo que não tinha essa pretensão, como o vídeo do Spotify Engineering Culture, acabou direcionando a maneira como empresas ao redor do mundo enxergam suas iniciativas de transformação. Mas será que este modelo é o melhor modelo? Será que levar o modelo de uma startup para grandes corporações é viável? Junte-se a nós de cabeça aberta para uma reflexão em profundidade sobre a adoção em massa.

Dairton Bassi

Agile Trends

mais...
Como se tornar um Agile Jedi?
fechar

"Todos queremos melhorar. Mas quando falamos em agilidade, evolução e melhoria contínua não são opcionais. Venha saber o seu grau de evolução em agilidade e se você está no caminho certo. E ainda conheça várias maneiras de desenvolver as principais habilidades ágeis para se tornar um Jedi no assunto."

Luiz Fernando e William Marcondes

Ateliê de Software

mais...
Programação em Par e TDD
fechar

"Já escutou que Programar em Par é gastar o dobro de recursos para a mesma atividade ? Já ouviu que Desenvolvimento Orientado a Testes é bom, mas atrasa o projeto ? Nesta sessão entenderemos os benefícios destas duas práticas, e demonstraremos o porque que estes questionamentos são bem equivocados..."

Patrocionadores